Páginas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Ivo Saldanha: "Búzios sempre foi minha família"


"Naquela época existiam verdadeiras coalizões de grupos pós Brigitte Bardot que patrocinavam tudo e a todos que eram contra mim, e interessava depredar tudo para que a cidade ficasse ingovernável, para que eles introduzissem o seu plano de “quanto pior melhor”




É doutor Ivo!
Para aqueles que não conhecem, na década de 80 este foi o slogan mais falado numa eleição para prefeito na Região dos Lagos. Muito antes da expressão "marketing" - palavra inglesa para definir uma ideia que cola e pega se popularizar - Doutor Ivo Saldanha já utilizava esta técnica com eficiência e intuição.


Nessa pequena entrevista, o ex-prefeito de Cabo Frio, um fenômeno eleitoral que com o mesmo impacto que apareceu, também desapareceu, fala sobre o período (1989 - 1992) que foi prefeito. Revela as armadilhas de seus opositores durante o processo de emancipação de Búzios - então distrito de Cabo Frio - e as dificuldades que teve em seu mandato como prefeito. Atualmente Ivo Saldanha mora em Tamoios e exerce sua atividade médica como psiquiatra em Cabo Frio.

..................................................................................................................

Ivo. Você foi um fenômeno das eleições que antecederam sua vitória como prefeito de Cabo Frio (1989 -1992), mas muitos acham que seu governo não foi à altura do candidato fenomenal que você foi, especialmente para Búzios. Quais foram os motivos para esta avaliação negativa?

Sempre exercitei regras que não tinham nada a ver com a política partidária. As pessoas que eu convivia nas várias profissões como; seringueiro, carteiro, caixeiro, ambulante, garçom entre outras, eram diferentes da que eu encontrei, tanto nos adversários quanto em alguns que rodeavam a panela. Muitos a envenenaram. Fui surpreendido mesmo como ‘mateiro’ experiente. As feras da selva de pedra produziram escombros na sua própria terra para destruir os que não rezavam na sua cartilha. Quando assumi a cidade era impossível governa-la, existiam armadilhas de todos os lados.

Mas quais eram essas armadilhas e quem as preparou?

O governo que eu sucedi em Cabo Frio era o mesmo que está hoje ( Alair Correia). Naquela época existiam verdadeiras coalizões de grupos pós Brigitte Bardot que patrocinavam tudo e a todos que eram contra mim, e interessava depredar tudo para que a cidade ficasse ingovernável, para que eles introduzissem o seu plano de “quanto pior melhor”. Era um verdadeiro cartel dos mais eficientes do país. E com a vinda do Collor eles se fortaleceram e o seu comandante principal chamava-se Umberto Modiano.

Durante o período do processo da emancipação de Búzios, a cidade se dividiu em duas frentes: uma 'Búzios com Tamoios' e outra com 'Búzios só'. Pessoas ligadas a esses grupos dizem que você como prefeito foi contra o processo de emancipação. Isso é verdade?

Não é verdade! Sempre tive uma prática de liberdade e democracia. Eu acompanhava naquela época alguns cartéis interessados em fazer apenas um bom negocio, e a minha intenção era ver uma Búzios livre - como aconteceu. Aquele freio que dei no processo trouxe a oportunidade para lideranças autênticas governa-la.

Quem representava esses cartéis?

Esse comandante que já nos referimos. O Dr. Umberto Modiano, na época, muito poderoso, patrocinava tudo que fosse necessário com a sua mala mágica.



"O primeiro emprego quando recém-formado do doutor André foi trabalhar no nosso governo"

______________________



Alguns falam que você, como o prefeito André Granado faz hoje, circulava com escolta armada quando vinha a Búzios. Búzios era muito hostil naquela época?

Búzios sempre foi a minha casa. Esses cartéis sim eram hostis, que montavam esquemas para criarem fatos que viessem a me desmoralizar. Eu usava apenas como proteção desses cartéis, e não da população de Búzios que sempre foi minha família e me tratou com muito Amor.

Alguns dizem que a emancipação não foi uma boa para Búzios. Você acha que fez bem a cidade em relação ao que era quando distrito de Cabo Frio?

Segundo Jean Paul Sartre, estamos condenados a Liberdade. Búzios tem um dos maiores potenciais turísticos do país e a visão administrativa não era assimilada. A possibilidade de uma administração própria era a melhor solução na época para o distrito.

Búzios hoje tem um prefeito que também é médico, como você. As pessoas sempre dizem que médico como prefeito não dá certo. Você conhece o prefeito de Búzios, André Granado?

Não é verdade porque Juscelino Kubitschek era medico e foi um ótimo administrador. E atualmente, com a tecnologia de gestão de pessoas, tem toda possibilidade de exercer um governo exemplar. Os gestores fazem confusão às vezes entre os objetos e as pessoas. O importante é o ser humano. O governo deve investir é nas pessoas, no ser humano. O primeiro emprego quando recém-formado do doutor André foi trabalhar no nosso governo. Espero que no seu mandato ele possa justificar o que sempre imaginamos para um governo municipal. E se poderia estar melhor? Sim, sempre é importante a mudança, e que seja para melhor.

Doutor André trabalhou em qual área do seu governo?

Na Saúde, no segundo distrito em Tamoios, em Angelim e Araçá, na zona rural.

Você como personagem protagonista da política cabofriense, o que espera do governo de Alair Correia?

A vida política de Alair eu acompanhei desde os primeiro passos. O primeiro governo foi realmente muito difícil, e de lá para cá observo uma mudança. Vejo hoje ele já bem adiantado no seu contrato da vida (sua idade), que em todos nós o limite está em torno de 85 a 100 anos. Têm alguns que ultrapassam um pouquinho mais, outros nem chegam. Espero que ele possa governar Cabo Frio sabendo desenvolver seus grandes potenciais culturais, turísticos, ambientais e sociais. A riqueza histórica de Cabo frio por onde quase todos os grandes acontecimentos históricos do país e das Américas se passaram, necessita de um ‘pacto de paz’ como fizeram os índios tupinambás na confederação dos Tamoios, e também da chamada Arca da Aliança do velho testamento. O momento é saudável para um novo exemplo de governança que possa ser exemplo para um país com cidadania plena, onde o munícipe possa participar, fiscalizar e gerenciar, democratizando o orçamento com um plano diretor social. Onde as obras sejam humanizadas e que todos saibam o que irá ser feito com os orçamento – disponível na internet - e que se desenvolva ‘paparazzis sociais’ de fiscalização e que traga uma nova figura social autêntica do chamado “quarto poder social” - que é a parceria entre o ministério publico, o terceiro setor (comunidade organizada) e a imprensa. Tem tudo para fazer um governo para coroa-lo do canto do cisne.


Nesta foto de 1989, Ivo Saldanha Observa atento ao discurso de Alair Correia no antigo Centro Comunitário Sebastiana Cunha Bueno, em São José, onde hoje está um condomínio de casas populares



Muito tempo passou e muitas pessoas não sabem de sua importância na política regional. A sua ideologia política ainda é a mesma?

Hoje estou dedicado as compreensões sociais e a da vida, vejo uma forquilha, em que a vida escreveu as suas leis e o social escreveu outras regras. Como não podemos erradica-las ou então plagia-las é necessário uma compreensão em cada uma que possa cumprir a programação da vida  - que é a nossa dona - e o exercício social mais adequado ao ser humano e ao desenvolvimento humano sem torna-lo “humanoidezado”. É a oportunidade impar para a cidade de Cabo Frio ser a semente da história do novo mundo, que teve aqui o nome do Brasil, o nome dos Brasileiros, o nome das Américas, o nome da mitologia indígena, a historia da pesca, do Sal, da mão de obra dos índios, encontros da civilização das Américas, dos europeus, negros e índios, um dos maiores genocídios do país, que foi a felonia de Antônio Salema*, - pacto da paz da confederação dos tamoios -, aonde o legislativo vem primeiro que o executivo.

A cidade esta pronta para ser polo de saúde, de educação, de liderança, de preparação de mão de obra, trazendo para esse século a oportunidade de uma nova Luz de evolução social. Sempre se buscou respostas nos grandes centros ou nas grandes universidades mundiais, e aqui, aos nossos pés está um verdadeiro aquífero cultural para responder.

Por que não tem havido desenvolvimento social exemplar até agora. Se Cabo Frio desenvolver esse plano diretor social com a humanização da principal figura no município, que é o orçamento, a criação dos micros orçamento para as comunidades organizadas, o incentivo aos ‘paparazzi sociais’ e a formação do quarto poder com a parceria do ministério publico, do 3º setor (a comunidade) e da imprensa, concretizando a evolução social e da democracia. Ai terão a resposta.

...falou como candidato (rs)

Atualmente como medico psiquiatra e psicoterapeuta estamos lançando a “Cidade da Vida” que é uma entidade sem corpo, que sente e pressente, conecta saberes. Não a saberes maior nem menor, mas a um saber diferente.

Trabalha o genograma, ecomapa, bioma e as vulnerabilidades genéticas e busca as metas da vida: ser Feliz. Ter prazer Saudável, Ter Liberdade e Ter Livre arbítrio.

Faz a leitura dos manuais sociais e da vida. Fonte cientifica de aprendizagem, astro biologia, neurociência, ciência cognitiva comportamental sistêmica e bíblica. Dentro da “Cidade da Vida” também teremos um cardápio histórico que contará a historia de nossa região. Vai manter viva a historia, os eventos e as pessoas.



"Com estas propostas, André Granado sairá daqui governador do estado do Rio de Janeiro, e ensinará ao Lula e Dilma Rousseff como governar"

_______________________




É alguma instituição alternativa (esotérica)? (rs)

Não é esoterica..(rs)... é uma filosofia holística. Nós humanos somos formados por onze subsistemas que conectados formam o todo.

 Você como médico e ex-prefeito, qual conselho daria para o prefeito André Granado?

Escutar até ficar roco, ser humilde, gostar das pessoas, investir na principal figura real que é o ser humano, acolher, cuidar e capacitar sua população, implantar a meritocracia social, humanizando o orçamento, tendo projetos desde o primeiro dia de governo com as metas do plano diretor social, criando os micros orçamentos para parceria com a comunidade organizada, “fortalecimento da cidadania plena”, onde o munícipe participa, fiscaliza e gerencia. Que seja um governo escancarado para os ‘paparazzi sociais’ e essa figura nova do quarto poder que mencionei anteriormente. Com estas propostas ele sairá daqui governador do estado do Rio de Janeiro, e ensinará ao Lula e a Dilma Rousseff como governar.  E ai sim, parafraseando a Marta Suplicy, a grande dama do PT, bastará relaxar e gozar....

Sua relação com André Granado é boa, ele ouviria seus conselhos?

Há muitos anos que eu não o vejo. Gostaria que ele visse essa nossa entrevista.

... gostaria de ser prefeito ou vereador em Búzios?

 Sobre ser prefeito ou vereador, a minha intenção é passar todas essas informações para novas lideranças, independente de partido. Acho que hoje ajudaria muito mais trazendo esses novos projetos sociais para as novas lideranças

As eleições para deputados, senadores e presidentes, você apoia alguém em Cabo Frio?

Estou em tempo integral me dedicando a minha profissão e ao envolvimento intensivo com meus pacientes, morando mais distante do caldeirão político, frequentando inúmeros congressos e seminários e dedicado a leitura dos manuais da vida e social. Quase não tenho tempo para assistir da praia do forte a ressurgência.

Ivo discursa no lançamento do centro comunitario da Cunha Bueno em São José ,
conhecido na época como Saco Fora


Perdeu o interesse pela política ou ainda existe alguma pretensão de ocupar cargo público?

O que vejo hoje olhando para as novas ciências que estão acontecendo a astrobiologia a neurociência, cognitiva comportamental, as teorias sistêmicas, os saberes populares, traduzindo o novo e o velho testamento com os hábitos das pessoas, sinto e pressinto que são necessárias mudanças, esperança, paz, felicidade, prazer saudável, liberdade e livre arbítrio. É necessário imitar a principal figura da fabricação da vida, principalmente nos mamíferos que é o útero materno, a verdadeira oficina biológica da vida, cuja tarefa é acolher, cuidar e qualificar.

Olhando esse fenômeno da ressurgência me traz a reflexão e a meditação dessa celebração, somar vida ao tempo que ainda resta.

4 comentários:

  1. Interessante a entrevista com o Dr. Ivo Saldanha, uma excelente explanação da politica e um ponto de vista admirável quando ressalta o ato "humano".
    Igor Oak.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Alan, pela paciência e perseverança com o entrevistado, e pelo resultado: um registro histórico com um interessante personagem da política local. Entre muita tergiversação e alguns "insights", Ivo será sempre um protagonista deste tempo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Sua participação é essencial.